Brasil

Publicada em 13/08/20 às 10:37h - 158 visualizações
Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria ficará fechado durante o feriado
Decreto publicado pela arquidiocese de Uberaba fechou todas as dependências basílica, devido à pandemia de coronavírus. Medida é válida até o dia 17 de agosto deste ano.

G1

Romaria Nossa Senhora Abadia  (Foto: Reprodução/TV Integração)

Pela primeira vez, os romeiros de cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, também de outras regiões e estados, não poderão estar presentes no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, no dia 15 de agosto, data de celebração e homenagem à santa. A tradicional festa da Abadia foi adiada e, devido à pandemia de Covid-19, um decreto arquidiocesano válido desde o dia 1º de agosto estipulou o fechamento do Santuário até o dia 17 neste ano.

A data é marcada por ser feriado em diversos municípios das regiões como Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Araxá, Ituiutaba e Patrocínio. Em Uberlândia, este ano o feriado foi antecipado para o dia 12 de junho, como uma estratégia da Prefeitura para tentar reduzir o contágio de coronavírus.

De acordo com a publicação assinada pelo Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, a arquidiocese deve zelar pela vida da população da região. O decreto também convida os devotos a acompanharem as celebrações do Santuário transmitidas de forma on-line.

No documento, Dom Paulo Mendes reforçou, ainda, que a festa programada para este ano foi oficialmente transferida para 2021. Neste ano, a festa da padroeira do Triângulo Mineiro completaria 150 anos e uma festa especial havia sido planejada para comemorar o ano Jubilar.

Ano Jubilar

Neste ano, a maior festa católica da região do Triângulo Mineiro, a festa de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, completaria 150 anos.

A cidade tem cerca de 5 mil habitantes e recebe aproximadamente 40 mil visitantes por dia no período da festa. Só no feriado de 15 de agosto em anos anteriores, a cidade já chegou a receber cerca de 200 mil fiéis. São visitantes de várias partes de Minas Gerais e também de outros estados.

O ano Jubilar foi aberto no encerramento da festa do ano passado, no dia 15 de agosto de 2019. No dia 15 de julho deste ano seria realizada a última celebração de coroação da Santa por uma cidade da região e a abertura da festa.

Contudo, o Santuário da Abadia suspendeu participação de público em missas a partir de março deste ano, para evitar aglomerações por causa da Covid-19.

Para este ano, estava programado um mês de festa e encerramento das comemorações seria no dia 15 de agosto, feito pelo Núncio Apostólico no Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(34)988549533

Fan Page

Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright © Direitos reservados 2022 Rádio Cidade FM
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM - Coromandel MG - Todos os direitos reservados